NOSSOS LINKS

 

OUTROS LINKS

PÁGINAS DO SITE:


01/05/2012 12:14:00 - Atualizado em 24/03/2015 15:31:00 -

Metodologia

No processo de tratamento:      

Após triagem aquele que demonstrar-se interessado no tratamento será encaminhado para internação. A partir de então, o atendimento é prestado de forma ininterrupta. 


O estudo e assimilação dos 12 passos do NA é a principal parte do tratamento, é desenvolvido através do método de Minessota (64 tarefas). O tratamento se desenvolve baseado no tripé: disciplina, espiritualidade e trabalho. Tem a duração mínima de seis meses e vinte e um dias, sendo oferecido abrigo, alimentação – são oferecidas cinco refeições diárias, sendo: café da manhã; almoço, lanche da tarde; jantar e chá da noite - e atendimento psicoterapêutico, despertando no residente os valores éticos e morais e, básicos para uma vida saudável.

As principais etapas do programa são: desintoxicação, reflexão interior e reinserção social.
       
I - Desintoxicação: laborterapia.

A desintoxicação acontece através da laborterapia que consiste de atividades manuais que capacitam o residente para o trabalho em piscicultura, suinocultura, jardinagem, plantio e cultivo de hortaliças e beneficiamento de acerolas, maracujá e mandioca entre outros.

 
II - Reflexão Interior: terapias de grupo, grupos de reflexão, espiritualidade.

Por entender ser a vivência da espiritualidade fator preponderante para a transformação pessoal, diariamente há momentos destinados a esta atividade através de leitura e meditação da Bíblia, cantos e celebrações. 


Na terapia de grupo, assistido por médicos, psicólogos, assistente social e especialistas em dependência química, profissionais que fazem o trabalho de fortalecimento da personalidade visando sua reabilitação e convivência em comunidade, trabalha valores como: o amor ao trabalho; respeito por si mesmo e pelos outros; compromisso com a verdade; honestidade; responsabilidade; cooperação; gratidão; sentimento comunitário; comunicação adequada, altruísmo, entre outros, que o álcool e as drogas fazem adormecer. Este trabalho é complementado pela terapia individual que o auxiliará no processo de reabilitação, ajudando-o a identificar como o problema se instalou e desenvolveu em seu ser, a conhecer-se como pessoa e a tornar-se uma pessoa integrada, consciente e independente.Participa de oficinas educativas, grupos de avaliação e metas, atividades esportivas, cursos de capacitação, entre outros. Toda a programação consiste em torná-lo co-responsável pelo seu sucesso.

 
III - Reinserção Social:

A reinserção social é de vital importância, para o êxito do tratamento. Não haverá recaída se, após o término do tratamento, encontrar-se bem reintegrado no meio social. São utilizados de todos os recursos disponíveis para que o interno entenda esta proposta e, durante o desenvolvimento da programação, tem o benefício de nos últimos meses visitar, por duas vezes (por uma semana), a família e retornar até que tenha alta plena.


O residente acompanhado por um profissional, participa do trabalho preventivo na comunidade, oportunizando, palestras e depoimentos em: Universidades, escolas públicas e particulares, entidades e igrejas, entre outros. Na Instituição participa de torneios esportivos, recreativos e auxiliam nas tarefas da casa de forma sistematizada e alternada. É estimulado nas suas habilidades pessoais, como música, poesia, pequenos reparos domésticos; bem como a escrever para a família e amigos, preservando o vínculo. No processo de ressocialização é muito importante que a pessoa em tratamento, obtendo a alta, mantenha-se ocupado, preferencialmente com o trabalho.

 

Mais Fotos:







COMUNIDADE NOVA VIDA VOTUPORANGA - SP
Rua Javari, 3587 - Vila Marin - Votuporanga-SP - Telefone: (17) 3421-3034
PortalSQL v1.433 - Locado por: © 2000 ProdutoraFerreira.com.br - Todos os direitos reservados.